UFSC Blumenau organiza V Mini-Workshop em Geometria Simplética (edição virtual)

03/11/2020 19:23

Nos dias 5 e 6 de novembro será realizada a quinta edição do Mini-Workshop em Geometria Simplética. O encontro reunirá, virtualmente, pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa nacionais e internacionais ativos em Geometria Simplética e áreas correlacionadas. Com nove palestras previstas em sua programação, o evento pretende promover a interação entre pesquisadores, professores, estudantes e estimular a interiorização da pesquisa em Matemática.

Pela primeira vez a organização do workshop é feita por uma instituição fora da região sudeste do Brasil. Os professores André Vanderlinde da Silva e Naiara Vergian de Paulo Costa, ambos do Departamento de Matemática da UFSC Blumenau (MAT/BNU) representam o Campus na comissão organizadora do evento, em conjunto com os pesquisadores Alexsandro Schneider (UNICENTRO) e Pedro Antonio Santoro Salomão (USP).

A primeira edição do Mini-Workshop em Geometria Simplética ocorreu em 2016, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), durante a Escola de Verão do Instituto de Matemática.

O que é Geometria Simplética?

É um ramo da Geometria Diferencial com raízes históricas na formulação geométrica da mecânica clássica do século 19, conhecida como “formalismo Hamiltoniano”. Seus desenvolvimentos recentes são frutos de sua íntima relação com áreas diversas da Matemática (incluindo Topologia, Dinâmica e Geometria Complexa) e Física Matemática contemporâneas.

No âmbito simplético, os chamados “colchetes de Poisson” (originados nos trabalhos clássicos de Poisson, Jacobi, Lie e Hamilton) têm papel de destaque e levam ao conceito de “variedades de Poisson”, que generalizam variedades simpléticas. A geometria de Poisson tornou-se um ativo campo de pesquisa a partir dos anos 1980, combinando técnicas de geometria simplética, teoria de folheações e teoria de Lie. Por outro lado, estruturas de Poisson surgem naturalmente como limites semiclássicos de sistemas quânticos e podem ser vistas como objetos intermediários entre a Geometria Diferencial e o mundo das álgebras não-comutativas (Fonte: IMPA).

(Camila Collato/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: geometriaPesquisaufscUFSC Blumenau