Prograd lança portal com informações sobre atividades acadêmicas em tempos de pandemia

08/07/2020 19:09

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou nesta quinta-feira, 8 de julho, o Portal Prograd – Informação em tempos de pandemia. O portal reúne uma série de informações e pretende fornecer respostas rápidas para questões relacionadas às atividades acadêmicas durante o período de pandemia de Covid-19. Trata-se de um site responsivo, isto é, que se adapta ao dispositivo utilizado pelo usuário, podendo ser acessado por meio de PCs, tablets ou telefones celulares.

“O portal tem como objetivo informar toda a comunidade acadêmica sobre as ações de retomada nesse momento de pandemia. Apresenta um conjunto de perguntas e respostas que poderão esclarecer dúvidas, além de detalhar demais orientações relativas aos atos normativos de excepcionalidade”, diz o pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa.

O serviço está organizado na forma de respostas a perguntas frequentes (FAQ) sobre o funcionamento da UFSC neste período em que as atividades são impactadas pela pandemia. Para facilitar a navegação, a página inicial do Portal é dividida em quatro grandes temas: Alunos, Professores, Vestibular e TAEs (servidores técnico-administrativos).  Os estudantes, por exemplo, poderão encontrar no Portal informações sobre estágios, monitorias, matrículas, trancamentos e o orientação pedagógica.

Além disso, os usuários podem pesquisar informações específicas sobre um determinado assunto através de um sistema de busca por palavras-chave. Caso não encontrem resposta às suas dúvidas, podem enviar perguntas à equipe da Prograd por meio de um formulário de mensagens disponibilizado na página. O Portal foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), sob a coordenação da professora Maria José Baldessar.

A Prograd tem em sua estrutura vários órgãos (coordenadorias, departamentos, comitês) que atendem a interesses de professores e alunos de graduação da UFSC, um público de mais de 30 mil pessoas. Alguns desses órgãos têm rotineiramente grande demanda por informações: a Coperve, na época do Vestibular, e o Departamento de Administração Escolar (DAE), em períodos de matrículas, recebem diariamente mais de uma centena de e-mails e dezenas de ligações telefônicas. Nesse período em que os servidores da UFSC estão em trabalho remoto, não existe atendimento pelos telefones de referência informados nos sites desses órgãos.

A iniciativa do Portal foi inspirada numa experiência bem-sucedida da Coperve. No ano passado, a Comissão organizou uma seção de perguntas frequentes (FAQ) sobre o Vestibular, e houve perguntas que tiveram quase cinco mil acessos, informa a professora Maria José Baldessar, presidente da Coperve.

Embora desenvolvido para facilitar o acesso à informação durante período excepcional, o Portal da Prograd poderá tornar-se permanente, com adaptação de seu conteúdo à nova realidade. “Vamos verificar como a comunidade se relaciona com o Portal”, diz a professora Baldessar.

Acesse o Portal Prograd – Informação em tempos de pandemia

(Fonte: Notícias UFSC)