Comissão divulga resultado da pesquisa sobre inclusão digital dos estudantes

03/07/2020 08:16

A Comissão de Inclusão Digital da UFSC Blumenau, instituída pela Portaria nº 053/2020/BNU, divulgou o resultado da pesquisa realizada com os alunos dos cursos de graduação. A pesquisa foi solicitada pela direção do campus, a fim de analisar a possibilidade de retomada das atividades letivas de forma remota.

O trabalho foi realizado em duas etapas: a primeira consistiu na elaboração e na divulgação do questionário aos alunos, por meio de e-mails, site e redes sociais. Na segunda etapa, os integrantes da comissão entraram em contato por telefone com os alunos que não responderam a primeira etapa. Dos 1085 alunos regularmente matriculados no semestre 2020.1, 894 responderam à pesquisa, ou seja, 82%.

De acordo com o resultado, 98,7% dos alunos possuem internet em seu local de isolamento social e 98,5% possuem pelo menos um equipamento para acessá-la, seja computador, celular, tablet ou smartv. A pesquisa também aponta que 75,6% dos estudantes são favoráveis à realização de atividades a distância, considerando o momento de excepcionalidade devido à pandemia.

Confira abaixo o resultado geral, referente a todos os alunos da UFSC Blumenau que responderam à pesquisa, e também por curso:

Resultado geral - UFSC Blumenau
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Materiais
Engenharia Têxtil
Licenciatura em Matemática (noturno)
Licenciatura em Matemática (diurno)
Licenciatura em Química
Bacharelado em Química

Empréstimo de computadores e acesso à Internet

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) está realizando um cadastro dos alunos que necessitam de apoio quanto ao acesso a equipamentos de informática e à Internet para acompanharem as aulas a distância. Para saber mais, clique aqui.

(Daiana Martini/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: assistência estudantilCoronavírusinclusãoPesquisaresultadoRetomada