UFSC na mídia: Jovens criam pulseira para ajudar pessoas cegas ou com baixa visão

17/06/2020 19:39

Anderson Cordeiro de Souza, Dartagnan Scalon Machado e Érique Moser

Anderson Cordeiro de Souza, Dartagnan Scalon Machado e Érique Moser, estudantes da UFSC Blumenau, desenvolveram a Pulseira Vision, ideia aprovada na última edição do Programa Nascer, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) em parceria com o Sebrae/SC.

O acessório serve para informar o nome de lojas ou outros estabelecimentos a pessoas com deficiência visual. Assim, não será preciso abordar pessoas na rua e perguntar, uma conduta especialmente não recomendada no contexto da pandemia da Covid-19.

Cada comércio que quiser se tornar mais acessível, deverá ter um dispositivo chamado BlindBox, que emite um sinal contendo as informações do local e que serão recebidas pelo equipamento. Quando o usuário passar pela frente, sentirá uma vibração e poderá escolher se aceita ou não saber qual é o estabelecimento.

Clique para ver as reportagens:

Tags: acessibilidadeCovid-19engenhariatecnologiaufscUFSC Blumenau