UFSC recebe atividade do Calendário 8M em Blumenau

27/02/2020 16:12

O cartaz apresenta ao centro, na parte superior, a logo do movimento 8M de Blumenau, Santa Catarina. À esquerda, uma foto da artista. Na sequência, o título da performance - Medusa enredada: como lembrar? ... mas... como esquecer?. Abaixo, dia 06 de março às 18:30 e o local: auditório da UFSC Blumenau, rua João Pessoa, número 2750, bairro Velha. Na parte inferior, descreve-se que a ação faz parte do projeto Direitos Humanos e Diversidade: arte, ciência e tecnologias em movimento para uma educação alterizante. Ao lado, encontram-se os logotipos da UFSC e da CGDEN-SAAD. O fundo do cartaz é lilás.

A UFSC Blumenau recebe, no dia 6 de março, a performance “Medusa enredada: como lembrar? ...Mas... como esquecer?”, a partir das 18h30, no Auditório da Sede Acadêmica. O espetáculo é gratuito e a classificação indicativa é a partir de 16 anos. A atividade faz parte da programação do Calendário 8M em Blumenau, que terá diversos eventos voltados para debater a mulher no atual contexto nacional e local (confira a programação completa na imagem abaixo).

A performance sonora e cênica, para corpo, voz e violoncelo, de Camila Durães, sobre violências de gênero, descortina algumas possibilidades de reflexões e percepções sobre esse tema urgente, grave e doloroso. Nessa improvisação-gambiarra, feminista e subversiva dos sintomas, encontramos o convite da alteridade e da escuta que os caminhos do sensível e das artes podem nos abrir para indagarmos e talvez, quem sabe, deslocarmos algumas "certezas" que seguem sendo dolorosamente repetidas nos diversos, destrutivos e tantas vezes letais casos de violências de gênero - como o padrão de culpabilização e silenciamento das vítimas.

O espetáculo, que terá interpretação em Libras, será realizado por meio do projeto de extensão "Direitos humanos e diversidade: arte, ciência e tecnologias em movimento para uma educação alterizante”, coordenado pela professora Renata Orlandi, em parceria com a Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento de Violência de Gênero (CDGEN).

Para participar, faça sua inscrição clicando aqui.

Mais informações sobre o Calendário 8M em Blumenau na página do evento no Facebook.

(Daiana Martini/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: 8MDia Internacional da MulhereventoMulheres