Bloqueio no orçamento: acompanhe as últimas informações

01/10/2019 11:52
O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou, nesta segunda-feira (30/9), o desbloqueio de 1,99 bilhão do Orçamento do Governo para a educação. Do total desbloqueado, as universidades receberão R$ 1,156 bilhão. Com isso, essas instituições, que tiveram, em média, 30% dos recursos discricionários bloqueados no início do ano, seguirão com 15% dessas verbas contingenciadas, segundo Weintraub.

Na tarde desta segunda-feira, em reunião aberta do Conselho Universitário, o reitor da UFSC Ubaldo Balthazar anunciou que a universidade receberá R$ 21 milhões dos R$ 43 milhões que foram contingenciados. Aguarda-se ainda a autorização do Ministério para operacionalização dos recursos.

Reposição das atividades de ensino -
Em sessão extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira, dia 30 de setembro, o presidente do Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) propôs uma minuta de resolução com orientações à comunidade acadêmica em relação à reposição das aulas e avaliação de disciplinas em função da greve estudantil. Durante a reunião, os representantes estudantis apresentaram uma segunda minuta de resolução sobre o tema. Sem grandes debates sobre o conteúdo, mas como um ato político, a presidência propôs a aprovação das duas minutas e também a criação de um grupo de trabalho para unificar as resoluções. O assunto foi levado à votação e aprovada por maioria dos membros. Leia mais aqui.

Blumenau – no Campus Blumenau da UFSC, os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática retomaram as atividades. Os estudantes do curso de Licenciatura em Química permanecem em greve e terão nova assembleia nesta semana para reavaliação das estratégias para os dias 2 e 3 de outubro. Uma assembleia geral unificada foi realizada nesta segunda-feira (30/9), mas não houve quantidade suficiente de participantes para deliberação. Os estudantes presentes então sugeriram a realização de uma votação on-line sobre a adesão ou não à paralisação dos dias 2 e 3 de outubro. O formulário pode ser acessado clicando aqui até às 18h desta terça-feira, 1º de outubro.

Paralisação nacional em defesa da Educação, Ciência e Tecnologia

Nos dias 2 e 3 de outubro está agendada uma paralisação nacional em defesa da educação. Veja o posicionamento de cada categoria:

Apufsc – em votação, os filiados deliberaram pela adesão à paralisação. A Diretoria da Apufsc emitiu nota oficial no site da associação, reforçando o engajamento nacional. Leia aqui a íntegra da nota.

Sintufsc – o Sindicato dos Trabalhadores da UFSC também decidiu aderir à paralisação. Foi decidido ainda que haverá nova assembleia no dia 08/10 para discutir as respostas dos sindicatos à FASUBRA e qual a possibilidade de deflagração de uma greve nacional. Leia aqui a nota completa.

DCE – o Diretório Central dos Estudantes divulgou em suas redes sociais a programação de atividades para os dias 2 e 3/10. Será feita panfletagem no centro de Florianópolis, aulas públicas e um ato final em frente a Catedral do município. Veja aqui.

ANPG – a Associação Nacional dos Pós-Graduandos emitiu nota, no dia 10/9, convidando professores, estudantes, trabalhadores da educação e a sociedade civil para adesão aos atos. A principal pauta é a recomposição orçamentária dos órgãos de fomento à Ciências, tais como Capes e CNPq, e das bolsas de pós-graduação. Veja aqui.

Campus Blumenau – estudantes estão convocando uma passeata em defesa da Educação, para o dia 3/10, com saída do Campus Blumenau da UFSC com destino ao Campus da Furb. A concentração está agendada para 16h (informações do perfil @quandoagrevebater).
Tags: CUneducaçãoorçamento