Biblioteca Setorial do Campus Blumenau recebe novos livros para ampliação do acervo

27/08/2019 12:07

A Biblioteca Setorial do Campus Blumenau da UFSC (BSBLU) recebe, desde julho, diversos livros novos para ampliação do seu acervo. Até o momento, já foram recebidos cerca de 80 títulos inéditos, totalizando mais de 500 exemplares, todos já disponíveis para empréstimo. Até o final deste ano, várias novidades ainda chegarão na BSBLU.

As aquisições estão sendo realizadas com verba proveniente de recurso extraorçamentário, anunciado pelo Ministério da Educação em outubro de 2018, durante a visita do então ministro Rossieli Soares da Silva a Blumenau. Do valor total de R$ 1,5 milhão destinado ao Campus Blumenau da UFSC, R$ 153 mil foram utilizados para a compra de livros.

A bibliotecária Julia Miranda Bressane explica que foram priorizados os livros que integram a bibliografia básica e complementar das disciplinas ofertadas nos cinco cursos de graduação do Campus Blumenau. “Quando o MEC realizou o reconhecimento dos cursos, tivemos nota baixa nesse indicador porque ainda não tínhamos todos os livros disponíveis. Com esse recurso, foi possível comprar parte do acervo que faltava”, relata.

Além de títulos novos, também estão sendo adquiridas novas edições de livros que já faziam parte do acervo e mais exemplares de obras que possuem grande procura.

Como funciona a compra de livros

Os pedidos de novos livros são feitos pelos professores do Campus Blumenau, passam por aprovação da coordenação do curso e da Comissão de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Universitária (BU), por meio de seu representante no Campus. Depois disso, os pedidos passam por uma última conferência das bibliotecárias da BSBLU e são enviados ao setor de aquisição da BU, em Florianópolis, que encaminha o processo licitatório.

Depois de efetivada a compra, os livros são entregues em Florianópolis, onde é feita a catalogação, o cadastro dos exemplares no sistema Pergamum e são coladas as etiquetas de identificação. Chegando em Blumenau, ainda é necessário colar e gravar as etiquetas do sistema de segurança. Só então os exemplares ficam disponíveis para consulta e empréstimo.

Acompanhe as novidades

Para conhecer todos os títulos novos já recebidos e acompanhar a divulgação dos que ainda chegarão ao longo do semestre, acesse a página da BSBLU no Facebook (Biblioteca Setorial UFSC Blumenau) ou no Instagram (@bibliotecaufscblumenau). Caso esteja aguardando um título específico, faça uma consulta pelo sistema Pergamum.

(Daiana Martini/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: bibliotecaBSBLUBUlivros novos