Campus Blumenau recepciona os ingressantes do semestre 2019/2

02/08/2019 15:31

Os ingressantes do semestre 2019/2 serão recepcionados pela Direção do Centro e demais setores do Campus Blumenau, no dia 05 de agosto (segunda-feira), na abertura do semestre letivo. A acolhida de boas-vindas será promovida no auditório da Sede Acadêmica (Bloco B - 1º andar), para os estudantes do turno diurno, a partir das 10h, e aos estudantes do turno noturno, a partir das 18h30. Ainda durante a semana de 05 a 09 de agosto, estão programadas duas palestras voltadas aos estudantes dos seis cursos de graduação oferecidos pela UFSC Blumenau.

Na segunda-feira (5/8), às 19h25, no auditório, o Dr. Thiago Guimarães Costa falará sobre o tema Desvendando átomos e moléculas em obras de arte: a Química aplicada ao patrimônio cultural. O convidado é o criador e responsável pelo Laboratório de Materiais do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (ATECOR), pioneiro no Estado e sediado na Fundação Catarinense de Cultura (FCC), onde realiza análise de materiais constitutivos de bens culturais e pesquisa de novos materiais que possam ser aplicados na conservação e restauro de obras de arte.

Já na sexta-feira (9/8), o Dr. Walter Antonio Bazzo (UFSC/FLN) proferirá a palestra Desafios da Educação tecnológica na civilização 4.0. Voltada especialmente aos estudantes e docentes dos cursos de Engenharia, o tema traz ao debate reflexões sobre a formação do Engenheiro dentro de um contexto contemporâneo de alta complexidade e mudanças. O evento será realizado às 15h, no auditório.

(Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

Programação Recepção Ingressantes 2019/2

5 de  agosto (segunda-feira)

10h - Acolhida institucional de boas-vindas aos estudantes - auditório Sede Acadêmica

18h30 - Acolhida institucional de boas-vindas aos estudantes - auditório Sede Acadêmica

19h25 - Palestra Desvendando átomos e moléculas em obras de arte: a Química aplicada ao patrimônio cultural, com Thiago Guimarães Costa - auditório Sede Acadêmica

9 de agosto (sexta-feira)

15h - Palestra Desafios da Educação tecnológica na civilização 4.0, com Walter Antonio Bazzo* - auditório Sede Acadêmica

* Durante o evento estará a venda, aos interessados, o livro De Técnico e de Humano: questões contemporâneas,  de autoria do palestrante. Serão aceitos pagamento em dinheiro ou transferência online via aplicativo bancário.

Sinopse: “Disse Ortega y Gasset que “um homem sem técnica, isto é, sem reação ao meio, não é um homem”. Seria a técnica que, ao nos aparelhar para o enfrentamento de nossas necessidades, nos colocaria num patamar além do puro instinto. A construção do que somos, do papel social que representamos, só pode almejar coerência e completude se formos mais que indivíduos, cidadãos ou profissionais, mas pessoas, personagens protagonistas das nossas ações. Formação que contemple desmedidamente um lado – o técnico –, descurando do outro, peca pelo sonambulismo que restringe a nossa condição humana. É sobre isso que Walter Bazzo – meu companheiro de mais de três décadas de lida na UFSC – escreve. Esse tem sido o seu discurso, a sua fala, a sua luta, procurando não deixar que se dissociem as múltiplas variáveis que compõem a intrincada equação da civilização moderna, pois a idealização simplista do real complexo suga de nós a humanidade. Tudo isso nos convida a sorver – sempre com a mente aberta – o conteúdo deste seu trabalho, agora mais adensado ainda, para que possamos melhor refletir acerca dos nossos papéis sociais, enfim, da nossa humanidade. Se for para decidir entre o técnico e o humano, eu fico com ambos. Nada paradoxal. Tudo instigante. Tudo motivador de novas e mais realistas visões de mundo.” (Luiz Teixeira do Vale Pereira)

Tags: calourosrecepçãoufsc