Palestra com pesquisador da University College London aborda robótica cirúrgica no Campus Blumenau

06/06/2019 14:57

(Atualizado em 06/06/2019, às 16h26min)

Na próxima segunda-feira (10/6) o Campus Blumenau da UFSC receberá o Prof. Dr. Helge Wurdemann, pesquisador do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto de Robótica da University College London (UCL - Inglaterra) para uma palestra sobre Robótica Cirúrgica.

O evento será realizado às 14h30min, no auditório do Bloco B da Sede Acadêmica (Rua João Pessoa, 2750 - Velha). A iniciativa é do Departamento de Controle, Automação e Computação (CAC/BNU/UFSC), gratuita e aberta ao público. Antes da palestra também serão apresentados alguns projetos desenvolvidos pelos estudantes e professores de engenharia do Campus Blumenau na área de Biomecânica.

Dr. Helge Wurdemann é Engenheiro Elétrico e iniciou seus estudos com foco em mecatrônica e robótica na área médica da Universidade Leibniz de Hanover (Alemanha). Como parte deste programa, ele visitou a Universidade de Tecnologia de Auckland (Nova Zelândia) e realizou um projeto de pesquisa no Centro de Pesquisa Mecatrônica, Universidade de Loughborough (Reino Unido), em 2007. Em 2008, o Dr. Wurdemann completou seu último projeto de pesquisa no Instituto de Robótica e Mecatrônica (agora: Instituto de Sistemas Mecatrônicos). Seu projeto de doutorado começou no final de 2008 no Centro de Pesquisa em Robótica da King's College London e foi financiado pelo EPSRC. Em novembro de 2011, ele se juntou aos projetos FPM da UE COSMOS e STIFF-FLOP. De 2012 a 2015, foi Pesquisador Associado, Gerente de Projetos da UE e Líder do Laboratório Haptics e Laboratório de Soft Robotics no Centro de Pesquisa em Robótica da King's College London. Em janeiro de 2016, ingressou na UCL Mechanical Engineering, como lecturer em dispositivos médicos.

Publicou mais de 35 artigos revisados ​​por pares em revistas e em conferências internacionais de excelência em robótica e é Co-I em projetos da UE STIFF-FLOP e FourbyThree. O Dr. Wurdemann também esteve envolvido na organização de comitês de várias conferências e workshops internacionais e foi convidado a demonstrar sua pesquisa no Science Museum’s Robot Safari em Londres (Inglaterra), no Schunk Expert Days e no British Science Festival. Em março de 2015, organizou o Inovador Fórum de Robótica Cirúrgica de 2015, em Londres, juntamente com a KTN (RAS SIG) e a CE, convidando 4 principais projetos da UE e palestrantes de modo a reunir pesquisas e empreendedorismo.

(Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau, com informações  UCL Mechanical Engineering)

Tags: automaçãomecânicamedicinarobótica