UFSC e Institutos Federais de Blumenau e região vão às ruas em defesa da educação pública

16/05/2019 16:07

Foto: Vitor Ardengue

Nem o tempo instável da última quarta-feira (15/5) abalou a mobilização de servidores e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Blumenau em defesa da educação. O movimento que uniu forças ao Instituto Federal Catarinense (IFC) - Blumenau e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Gaspar tomou as ruas do centro da cidade, rumo à Praça do Teatro Carlos Gomes.

Vestidos com roupas pretas, às treze horas a passeata saiu, em tom fúnebre, da Sede Acadêmica do Campus Blumenau da UFSC pela Rua João Pessoa, no bairro Velha, rumo à primeira parada, na Prefeitura de Blumenau. Estudantes carregavam faixas, cartazes e, simbolicamente, um caixão no qual se lia a palavra “Educação” gravada. No local, mais pessoas juntaram-se à mobilização: estudantes e professores da educação básica da região, além de movimentos sociais e sindicatos.

A organização do ato, entretanto, reforçou aos presentes e à imprensa o caráter suprapartidário e plural da iniciativa. “Essa mobilização partiu integralmente dos estudantes, sem viés político ideológico. Quando soubemos dos cortes, tivemos uma assembleia no Campus e logo após os estudantes se reuniram para planejar o que iria ser feito diante disso. Quando vimos que as atividades da universidade já poderiam paralisar a partir de agosto ou setembro, decidimos lutar pela nossa educação por meio de uma manifestação pacífica”, explicou Dartagnan Machado, aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC Blumenau.

Foto: Tamara Kiernan

Um dos principais objetivos do movimento foi dialogar e demonstrar à população o que efetivamente é desenvolvido pelas universidades e institutos federais. Ainda na Praça do Teatro Carlos Gomes foram expostos banners com os projetos de pesquisa e extensão concluídos e em andamento. Estudantes e servidores distribuíram materiais informativos às pessoas que passavam pelo local, como forma de esclarecer e desconstruir notícias falsas (fake news) veiculadas virtualmente. No encerramento foi lido, em forma de coro, um manifesto em defesa da educação pública, universal e de qualidade para todos.

Segundo a organização cerca de 800 pessoas participaram do ato ao longo de toda a tarde. Segundo os números da Polícia Militar, 400 pessoas estiveram presentes. De acordo com o Comando da PM, nenhuma ocorrência foi registrada.

(Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

+ Leia ainda

Tags: defesaeducaçãofederalmobilizaçãouniversidade