UFSC Blumenau inicia treinamentos para Olimpíadas de Matemática 2019 em abril

28/03/2019 19:12

No dia 4 de abril iniciam os treinamentos para as Olimpíadas de Matemática na UFSC Blumenau (Rua João Pessoa 2750, bairro Velha). Oferecida, desde 2014, pelo Departamento de Matemática (MAT/UFSC/BNU), a iniciativa organiza-se em quatro níveis: Nível Mirim (4º e 5º ano); Nível 1 (6º e 7º ano); Nível 2 (8º e 9º ano); Nível 3 (Ensino Médio); além de um Nível Universitário.

Em 2018 o projeto contou com a participação de mais de 250 crianças de escolas públicas e particulares de Blumenau e de Pomerode, em todos os níveis escolares. Assim como no último ano, serão dez semanas com treinamentos dedicados à resolução de questões que já estiveram em provas anteriores de diversas Olimpíadas de Matemática. O coordenador dos treinamentos, Prof. Felipe Vieira, ressalta que "o projeto tem como objetivo aumentar o número de medalhistas matemáticos em nossa região, além de despertar o interesse pela matemática em nossos jovens."

A UFSC Blumenau também tem se mostrado receptiva aos projetos organizados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) relacionados diretamente à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Atualmente, dois professores do Departamento de Matemática são coordenadores regionais do Programa Mentores, OBMEP na Escola e Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC).

"Esses projetos têm diversos objetivos e focos diferentes: com o Programa Mentores e o PIC, continuamos fornecendo material de qualidade para alunos que já foram medalhistas da OBMEP através de encontros mensais, que podem ser presenciais ou virtuais. Esses encontros são ministrados por estudantes da UFSC Blumenau que recebem uma bolsa e, como em sua maioria cursam Licenciatura em Matemática, já praticam seu aprendizado no curso, em sala de aula. Já pelo programa OBMEP na Escola, recebemos professores da rede escolar da nossa região para encontros de formação, onde discute-se não somente questões sobre a matemática em si, mas também sobre como abordar tais conteúdos aos alunos, incentivando-os a continuar a estudar matemática." - ressalta a Prof.ª Louise Reips, responsável por alguns desses projetos.

Além de oferecer os treinamentos de forma gratuita, a UFSC Blumenau é pólo de aplicação de diversas provas de diferentes olimpíadas de Matemática - todas as informações podem ser encontradas no site do projeto - www.olimpiadas.ufsc.br. Para mais informações ou para participar dos treinamentos, envie um e-mail para  .

(Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau, com informações Felipe Vieira)

Tags: olimpíadastreinamento