Tecnologia e indústria são temas de aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Engenharia Têxtil

12/03/2019 19:21

Para abrir os trabalhos do Mestrado Acadêmico de Engenharia Têxtil (PGETEX/UFSC) a coordenação do programa convidou o pesquisador Antonio Augusto Ulson de Souza para uma aula inaugural, no dia 14 de março (quinta-feira), às 19h, no auditório da Sede Acadêmica (bloco B- 1º andar). Com o tema "Desafios Tecnológicos do Setor Têxtil e Confecção", o evento contará ainda com a presença da Vice-reitora da UFSC, Alacoque Lorenzini Erdmann, do Superintendente de Pós-Graduação da UFSC, Juarez Vieira do Nascimento, do Pró-Reitor de Pesquisa, Sebastião Roberto Soares e do Presidente do Sindicato Indústria Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (SINTEX), José Altino Comper.

Antonio Augusto Ulson de Souza possui um currículo que traduz , e muito, sua experiência no tema em foco. Docente da UFSC (CTC/EQA), atua na área de Engenharia Química, com ênfase em Têxteis, Petróleo e Petroquímica, Meio ambiente e Produtos Naturais. Graduado em Engenharia Química pela UFRJ, Mestre em Engenharia Química pela UNICAMP e Doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC, o palestrante convidado realizou ainda pós-doutoramento na University of California at Davis (Estados Unidos).

Bolsista produtividade CNPq, lidera o Grupo de Pesquisa TECTEXTIL, focado no Desenvolvimento Tecnológico Têxtil, desde 1999. Desempenhou ainda várias atribuições de chefia e coordenação na UFSC. Sua produção inclui mais de 160 (cento e sessenta) artigos em periódicos especializados, 482 (quatrocentos e oitenta e dois) trabalhos em anais de eventos, 07 (sete) capítulos de livros publicados, 07 (sete) depósitos de patente e 404 (quatrocentos e quatro) itens de produção técnica. Entre 1986 e 2017 participou de 69 (sessenta e nove) projetos de pesquisa – destes, em 40 (quarenta), como coordenador. Atualmente participa de 05 (cinco) projetos de pesquisa, atuando como coordenador em 01 (um).

Inovação para impulsionar o setor - berço de um dos polos têxteis mais dinâmicos do país, Blumenau movimenta a economia não só por meio da produção industrial, mas por toda a cadeia de comércio e investimentos gerada pelo segmento têxtil. Sede de uma das maiores feiras do ramo na América Latina, a FEBRATEX - que movimenta investimentos superiores a R$ 1 bilhão - os empresários atualmente apostam na inovação e na tecnologia como formas de criar produtos diferenciados e com alto valor agregado. Na ordem do dia estão redução de custos, agilização de processos e a sustentabilidade das ações do ponto de vista ambiental - três aspectos contemplados pelas linhas do Mestrado Acadêmico em Engenharia Têxtil.

"Nossa visão, com a graduação e agora com a pós-graduação em Engenharia Têxtil no Campus Blumenau da UFSC, é sermos referência e parceiros da indústria. Queremos desenvolver pesquisas conectadas às necessidades do setor e, ao mesmo tempo, contribuir com o aperfeiçoamento de qualidade dos profissionais do ramo. Certamente teremos resultados frutíferos em médio e longo prazo", avalia o coordenador do PGETEX, José Alexandre Borges Valle.

--

O quê? Aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Engenharia Têxtil - Palestra com Antonio Augusto Ulson de Souza: "Desafios Tecnológicos do Setor Têxtil e Confecção"

Quando? 14 de março de 2019 (quinta-feira)

Onde? UFSC Blumenau - Rua João Pessoa, nº 2750, bairro Velha. Bloco B - auditório.

Quanto: gratuito

 

(Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: engenhariainovaçãomestradotecnologia