Pesquisadores do Campus Blumenau são contemplados no edital Universal CNPq 2018

18/02/2019 12:42

Sete docentes do campus Blumenau da UFSC foram contemplados no resultado da chamada Universal MCTIC/CNPq 2018, cujo resultado final foi divulgado no dia 15/02/2018. Os projetos distribuem-se em diversas áreas como Educação, Engenharia de Materiais, Matemática e Engenharia Química.

Ao todo, seis pesquisadores foram selecionados dentro da Faixa A do edital, com aporte no valor de até R$ 30.000,00, e um dentro da Faixa B, até R$ 60.000,00. "Este resultado é de suma importância para a  alavancar projetos nas áreas de interesse estratégico do Centro Blumenau, bem como para a formação de recursos humanos, sobretudo para as áreas de Engenharia Têxtil e de Ciências dos Materiais. No primeiro caso, em virtude da implantação recente do Mestrado Acadêmico em Engenharia Têxtil (PGETEX) no campus, cuja primeira turma iniciará suas atividades já no início deste primeiro período letivo. No segundo, em virtude de a proposta de abertura do mestrado interdisciplinar em Nanociência, Processos e Materiais Avançados ter sido recentemente aprovada pela CAPES. Nesse ponto, cabe mencionar a importância da participação, em ambos os casos, de parte expressiva dos contemplados nos referidos programas de pós-graduação." avalia o Prof. Daniel Almeida Fagundes, coordenador do Comitê de Pesquisa e Pós-Graduação do campus.

Conheça os (as) pesquisadores (as) contemplados (as):

UFSC entre as 10 universidades líderes em pesquisa no País

Segundo relatório divulgado em fevereiro de 2018 pela empresa estadunidense Clarivate Analytics (ligada à multinacional Thomson Reuters) encomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Universidade Federal de Santa Catarina encontra-se na 9ª posição entre as instituições que mais produzem papers no Brasil.

A análise, que contemplou o período de 2011 a 2016, trouxe ainda um dado revelador: praticamente não há produção científica em instituições privadas no Brasil. Entre as 20 instituições que mais produziram C&T e que mais tiveram impacto estão 15 universidades federais e 5 universidades estaduais. A Universidade de São Paulo (USP), estadual, lidera a produção quantitativa, enquanto a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), também estadual, é a qual cuja produção tem maior impacto.

Quantitativamente, o Brasil produziu nesse período cerca de 250 mil papers que foram enviados à base de dados internacional Web of Science, números próximos à Holanda (242 mil), mas muito inferiores a países como EUA (2,5 milhões), China (1,4 milhão) e Reino Unido (740 mil). Na América Latina, apenas a Universidade de Buenos Aires figura entre as 30 instituições do mundo com maior impacto de pesquisa.

* Confira aqui o relatório da Clarivate Analytics

(Comunicação UFSC Blumenau, com informações ANDES)

Tags: CNPqEditalPesquisa