Estudantes de licenciatura realizam diagnóstico sobre Projetos Político-Pedagógicos de escolas públicas

04/12/2017 18:29

As turmas das disciplinas de Organização Escolar e Organização e Gestão de Educação, dos cursos de Licenciatura em Química e Matemática, realizaram um diagnóstico dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) da Escola de Educação Básica Carlos Techentin e Escola Básica Júlia Lopes de Almeida, de Blumenau-SC. A atividade fez parte de uma prática curricular orientada pela professora Leila Procópia do Nascimento.

O objetivo da atividade foi contribuir com sugestões de atualização dos documentos às equipes gestoras das escolas e comunidade escolar. Os estudos para elaboração do diagnóstico foram desenvolvidos com babe nos conteúdos ministrados nas aulas ao longo do semestre 2017/2.

A iniciativa contou com apoio da 15ª GERED, onde a Prof Leila já desenvolve projetos de extensão na área de Gestão Escolar. “Além de agradecer o empenho dos estudantes nesta tarefa e a receptividade das equipes gestoras das duas escolas, espero que estes documentos contribuam com a Organização e Gestão da Escola, especialmente no que diz respeito a reestruturação dos respectivos PPPs”, avaliou a docente.

Mas afinal, o que é PPP?¹

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma exigência prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996. Neste documento constam os objetivos-base da instituição escolar, bem como suas metas e visão de futuro.

• É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
  • É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
  • É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Um PPP bem estruturado permite ao gestor reconhecer e concretizar a participação de todos na definição de metas e na implementação de ações. Ou seja, é uma ferramenta essencial para a gestão democrática da escola.

(¹Com informações Gestão Escolar)

Tags: diagnósticoeducaçãoensinoescolaescolargestãopedagógicopolíticoprojetopúblico