Instituições federais promovem Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

23/10/2017 12:19

Na região de Blumenau, IFSC Gaspar, IFC Blumenau e UFSC Blumenau oferecem três dias de atividades gratuitas à comunidade

Despertar o interesse pela ciência, divulgar e aproximar a comunidade das instituições federais de ensino superior são alvos da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida nacionalmente, entre os dias 23 e 29 de outubro de 2017. Na região de Blumenau serão três dias de atividades, de 25 a 27/10, no Instituto Federal de Santa Catarina – campus Gaspar (IFSC), Instituto Federal Catarinense – campus Blumenau (IFC) e Universidade Federal de Santa Catarina – campus Blumenau (UFSC). O evento conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC).

A abertura oficial será na quarta-feira, 25/10, às 8h, no IFSC – campus Gaspar, com a presença dos dirigentes das três instituições. Na ocasião, além da recepção aos participantes será lida uma carta em defesa da manutenção e incremento das verbas destinadas à ciência e tecnologia no país. De acordo com a campanha “Conhecimento Sem Cortes”, empreendida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nos últimos dois anos as universidades e organizações de pesquisa científica do Brasil deixaram de receber mais de R$ 12 bilhões.

Com o tema “A Matemática Está em Tudo”, a edição de 2017 da SNCT 2017 converge com o movimento Biênio da Matemática Brasil, que busca fomentar o interesse pela área e familiarizar estudantes e a sociedade em geral com os números. Engenharia, biologia, física, música, economia, medicina, informática e muitos outros ramos fazem uso da matemática para concretizar inovações, produzir arte e gerar novas técnicas e ferramentas para melhorar o dia a dia das pessoas.

Dentro dessa perspectiva, no período de 25 a 27/10, IFSC, IFC e UFSC oferecem palestras, oficinas, minicursos e apresentações de pôsteres sobre as principais pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos nos eixos de graduação e pós-graduação dessas entidades. E o melhor, todas as iniciativas são gratuitas. Algumas atividades serão focadas nas escolas de ensino básico como forma de despertar o gosto pelo conhecimento nos futuros pesquisadores.

Para o encerramento, o convidado de honra é o Professor José Mario Martínez, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica). Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, especialista em otimização, ele falará ao público sobre “Matemática Industrial” na noite do dia 27/10 (sexta-feira), no auditório da Sede Acadêmica da UFSC Blumenau.

Prévia – ainda dentro da proposta da SNCT 2017, a UFSC Blumenau, por meio de seu Núcleo Pedagógico (NuPe) traz ao campus o pesquisador e economista Plínio de Arruda Sampaio Jr, livre-docente do Instituto de Economia (IE) da Unicamp. Com a palestra “Rumos da sociedade brasileira na contemporaneidade”, Arruda Jr irá tecer análises acerca dos modelos de desenvolvimento econômico adotados pelo Brasil na última década e seus reflexos políticos e sociais. A palestra será na terça-feira (24/10), às 18h30min, no auditório da Sede Acadêmica da UFSC. A entrada é gratuita e é possível realizar inscrição no link http://l.ufsc.br/palestraarrudajr.

(Comunicação UFSC Blumenau)

________________________

Serviço

O quê? Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2017

Quando? 25, 26 e 27 de outubro de 2017

Onde? Instituto Federal de Santa Catarina – campus Gaspar (IFSC); Instituto Federal Catarinense – campus Blumenau (IFC); e Universidade Federal de Santa Catarina – campus Blumenau (UFSC).

Quanto? Gratuito

Informações: snct.blumenau.ufsc.br

Programação – clique aqui

Tags: cienciaconhecimentoExtensãoinovaçãooficinapalestraPesquisasemanatecnologia