Pesquisador da UFSC Blumenau aprova projeto com verba de aproximadamente R$ 1 milhão

27/02/2015 14:29

O Campus de Blumenau da UFSC teve mais uma pesquisa com financiamento aprovado – o terceiro da unidade que iniciou as atividades há menos de um ano. O projeto, que receberá verba de aproximadamente R$ 1 milhão da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), visa a auxiliar a poda de árvores em linhas de transmissão e redes de distribuição de média tensão.

A poda de árvores é executada desde a formação até a morte da planta, quando correções se fazem necessárias para a manutenção e inserção no ambiente urbano. A Celesc é a estatal catarinense responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia, e a poda é uma prática comum que visa reduzir os conflitos da árvore com as linhas de transmissão.

A proposta do professor de Física Marcio Loos é aumentar o rendimento dos trabalhadores do setor, diminuir custos e tornar as atividades menos cansativas. Além disso, tem caráter ecológico e pretende aproveitar os resíduos da poda. “A nova ferramenta que desenvolveremos consistirá em uma serra recíproca pneumática acoplada a uma haste telescópica pneumática. Diferentemente de outros equipamentos, a serra será leve e permitirá cortar galhos grossos e finos. O uso de ar comprimido permitirá que a haste seja estendida e retraída e que a serra seja acionada”, explica o pesquisador.

O projeto será desenvolvido durante 30 meses por uma equipe multidisciplinar de três campi. Além do professor Loos, os professores de Engenharia Elétrica Jorge Coelho (Florianópolis) e Engenharia Florestal Marcelo Callegari Scipioni (Curitibanos) estão envolvidos na criação do sistema inovador. “O novo equipamento, de alto valor tecnológico, permitirá o corte de galhos maiores, em locais mais altos, sem a necessidade do uso de escadas e cestos acoplados a braços mecânicos”, conta o coordenador do projeto.

No final do primeiro ano do projeto, Loos avalia que serão estudadas possibilidades de criação de cooperativas para geração de adubo a partir dos resíduos oriundos da poda de árvores. “Não há uma política de reaproveitamento dos resíduos de poda e de formação de cooperativas nesta área. Precisa-se de uma metodologia de caráter ecológico que evite o depósito destes materiais em aterros e lixões e contribua para a diminuição da contaminação do solo e de lençóis freáticos”.

De acordo com o pesquisador, este projeto possibilitará a criação do primeiro laboratório de pesquisa do Campus de Blumenau. A instalação vai contribuir para o desenvolvimento de diversas atividades de pesquisa e na formação de estudantes.

Mais informações com Marcio Loos no e-mail marcio.loos at ufsc.br ou no telefone (48) 3721-3364.