Validação de disciplinas

INSTRUÇÕES AOS ESTUDANTES PARA VALIDAÇÃO DE DISCIPLINA

1. Do requerimento de validação

1.1 Preencher o REQUERIMENTO DE VALIDAÇÃO DE DISCIPLINA (conforme modelo disponível na Secretaria Acadêmica ou no site):

1.2 Anexar o HISTÓRICO ESCOLAR do estudante. Apresentar cópia simples, acompanhada do original, para ser autenticada pela Secretaria Acadêmica do Campus Blumenau. O histórico deve estar assinado pela instituição e conter a legenda dos conceitos atribuídos ao estudante.

1.3 Anexar os PLANOS DE ENSINO referentes às disciplinas que o estudante cursou e pretende validar ou Ementário com Conteúdo Programático do curso. Apresentar cópia simples, acompanhada do original, para ser autenticada pela Secretaria Acadêmica do Campus Blumenau Os documentos deverão estar devidamente carimbados e assinados em todas as suas vias pela instituição emitente e descrever de maneira detalhada o conteúdo programático da disciplina cursada, bem como a carga horária. As nomenclaturas das disciplinas utilizadas no plano de ensino e no histórico escolar deverão ser compatíveis. Em caso de mudança nos mesmos, pedir para a instituição emitente uma declaração de equivalência. Ficar atento no conteúdo das disciplinas de outra instituição em relação à disciplina que se deseja validar, pois pode-se utilizar mais de uma disciplina cursada para dar equivalência em uma disciplina do currículo de cursos da UFSC.

1.4 Somente poderão ser validadas disciplinas cursadas no Ensino Superior (disciplinas do Ensino Médio, Técnico e Pós Graduação não poderão ser validadas).

5. Entregar os documentos na Secretaria Acadêmica do Campus Blumenau.

2.Da análise

2.1 A carga horária da disciplina cursada pelo estudante deverá ser igual ou superior à carga horária da disciplina do curso da UFSC.

2.2 O estudante poderá somar disciplinas para equivaler à carga horária e conteúdo de uma disciplina do curso da UFSC.

2.3 O conteúdo do plano de ensino deverá abranger os tópicos abordados no programa do curso da UFSC.

3. Dos possíveis resultados

3.1 Deferido: a validação da disciplina foi aceita e, portanto, será considerada equivalente, com nota igual àquela obtida na instituição de ensino de origem.

3.2 Indeferido: a validação da disciplina foi recusada em função de algum (uns) dos seguintes motivos:

3..2.1 Carga horária insuficiente: quando a carga horária da disciplina cursada não atingir a carga horária da disciplina a ser validada;

3..2.2 Conteúdo insuficiente: o conteúdo é considerado insuficiente para considerar a disciplina como equivalente;

3.2.3 Conteúdo incompatível: o conteúdo da disciplina cursada não corresponde ao da disciplina a ser validada.

4. Do procedimento de comparecimento em aula

4.1 O estudante deverá aguardar o resultado do pedido de validação antes de abandonar a disciplina, uma vez que as atividades não poderão ser recuperadas no caso de indeferimento do pedido. Portanto, o processo de validação deve ser requerido, sempre que possível, com, no mínimo, 60 dias de antecedência do início do semestre.

4.2 A Secretaria Acadêmica do Campus Blumenau informará ao estudante o resultado do pedido de validação.

INSTRUÇÕES AOS PROFESSORES PARA VALIDAÇÃO DE DISCIPLINA

  1. A Secretaria Acadêmica encaminha à Coordenação de Curso o processo de validação de disciplina.

  2. A Coordenação de Curso deve considerar prioritária a análise do processo.

  3. Quando a Coordenação de Curso considerar óbvia a equivalência de carga horária e conteúdo ela própria analisa e faz a validação.

  4. Quando a Coordenação de Curso não se sentir segura quanto à equivalência pode solicitar a um professor um parecer sobre a validação.

  5. Nos casos do item 6.4 a Coordenação de Curso deve acionar o Colegiado de Curso.

  6. Concluído o processo, a Coordenação de Curso deve devolvê-lo, mais brevemente possível, à Secretaria Acadêmica.

O Aproveitamento de Estudos está regulamentado pelos Artigos 97 a 102 da Resolução nº17/Cun/97.