UFSC Blumenau possui dois dos melhores cursos do país segundo ranking do MEC/Inep

21/12/2018 19:53

Licenciaturas em Matemática e Química foram as melhores colocadas do estado em avaliação do Inep divulgada nesta semana

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (18/12), listagem com o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), indicador de qualidade da educação superior calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Neste ciclo avaliativo, foram analisados bacharelados e licenciaturas na área de Ciências Exatas.

Santa Catarina figura com três cursos no rol dos 10 melhores do país. Dois deles encontram-se no Vale do Itajaí, no campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As licenciaturas em Química e Matemática alcançaram conceito máximo (5) e figuram na quarta e quinta posições no ranking nacional, respectivamente. “Apesar de jovem, o bom resultado alcançado pelo campus certamente reflete a qualidade do corpo docente e a dedicação dos técnicos e estudantes que confiaram nesse projeto e optaram por nossa Instituição”, afirma o Diretor João Luiz Martins.

Pesquisa e interação social – a instalação do campus Blumenau da UFSC compreendeu um estudo acerca da demanda econômica e social da região do Vale do Itajaí, e também o atendimento das exigências de qualificação continuada dos docentes da rede pública de ensino básico. Além de oferecer três Engenharias com foco na área industrial (Controle e Automação, Materiais e Têxtil), as licenciaturas desempenham um importante papel de articulação com a comunidade, em especial, pela concepção diferenciada dos seus projetos pedagógicos que priorizam a articulação com a sociedade.

Docentes da graduação oferecem capacitação na área de ensino de matemática aos professores da rede pública

O envolvimento com as secretarias municipais de educação do Vale do Itajaí tem proporcionado a promoção de capacitações aos professores da rede pública com foco em tecnologias digitais (veja matéria), além de viabilizar que os estudantes da graduação realizem seus estágios obrigatórios dentro das salas de aula da rede pública, junto aos docentes das escolas, oportunizando o contato direto com a realidade do ensino contemporâneo.

O Núcleo de Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica (NUFOR/UFSC) tem contribuído ainda para a constante atualização dos professores das escolas públicas da região. Por meio de palestras e eventos são trazidos ao debate temas como ferramentas didáticas práticas e metodológicas, currículo e o estreitamento do diálogo desses profissionais com as reais necessidades e expectativas dos jovens de hoje.

V Feira Municipal de Matemática de Blumenau

No fomento à pesquisa e extensão, a UFSC Blumenau tem estimulado ainda, em parceria com a Furb e Institutos Federais, a expansão e a manutenção das Feiras de Matemática. Em 2018, após dez anos sem ser realizada em Blumenau, a V Feira Municipal reuniu mais de 600 pessoas, entre expositores, alunos, professores e convidados. Além disso, o projeto de Treinamento para as Olimpíadas de Matemática, realizado com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSC (PROEX) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tem revelado talentos juvenis e rendido medalhas para Santa Catarina nas competições nacionais (saiba mais). Já com o foco na pesquisa acadêmica, o campus já sediou três edições do Encontro de Matemática em Blumenau (EmBlu), que visa reunir pesquisadores do Brasil e de outros países em busca de cooperações e novas pesquisas.

Projeto aproxima crianças do universo da Química

Na área de ensino de química, projetos promovem investigações por intermédio da construção de ambientes lúdicos nas escolas públicas de Blumenau, nos quais são realizados experimentos químicos, buscando a representação das crianças a respeito das ações e reações. Conjuntamente é realizado o desenvolvimento de materiais itinerantes que permitirão a realização das atividades experimentais com crianças em outras escolas públicas da região do Itajaí.

Direitos humanos e inclusão – Inclusão e acessibilidade também são eixos contemplados pelas licenciaturas em Química e Matemática. Um grupo de docentes e licenciandos idealizou e deu início, em 2018, ao cursinho pré-vestibular (Pré UFSC) gratuito, voltado principalmente aos estudantes oriundos das escolas públicas da região. Focado nas disciplinas de química, física e matemática, o cursinho busca elevar as chances de acesso às instituições públicas de ensino superior. Em 2018, foram 250 inscrições recebidas na semana de abertura e 80 alunos da rede pública atendidos, com aulas aos sábados.

Desfile "Toda Beleza"

Graduandos e professores desenvolvem ainda projetos de tradução em tempo real em língua brasileira de sinais (LIBRAS) em eventos como o Setembro Branco da Inclusão, Semana Inclusiva e estão presentes na organização de iniciativas que objetivam à promoção da sustentabilidade social e efetivação dos Direitos Humanos, tais como o Desfile “Toda Beleza". Realizado em novembro deste ano, a proposta teve o intuito de provocar um debate em torno da visibilidade das pessoas com Síndrome de Down, bem como divulgar a Cafeteria Especial – primeiro estabelecimento de Blumenau que conta com toda uma equipe colaboradora composta por jovens e adultos que apresentam esta deficiência.

Além de cursos abertos à comunidade, currículo inclui disciplina na área de produção de cerveja

Inserção econômica -  em consonância com a vocação cervejeira do Vale do Itajaí a licenciatura em Química atua, por meio da implantação da Cervejaria Escola, para o fomento e profissionalização dessa atividade que abriga aspectos culturais típicos da colonização local.

Estima-se que Blumenau e região abrigue 10% das microcervejarias do país - um mercado que, segundo dados divulgados em março deste ano pelo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), quase dobrou nos últimos três anos apesar da estagnação do consumo per capita da bebida no país. Uma boa oportunidade para a geração de empregos e estímulo ao empreendedorismo.

(Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: ensinograduaçãolicenciaturaqualidadeuniversidade