Estudantes de licenciatura oferecem aulas preparatórias de Matemática para o ENEM

29/06/2018 18:07

Estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática da UFSC Blumenau organizaram aulas de resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM nas escolas estaduais EEB Luiz Delfino e EEB João Widemann. A iniciativa teve o objetivo de capacitar estudantes do Ensino Médio para a realização do exame, que ocorrerá no segundo semestre de 2018. A atividade foi parte do estágio obrigatório que os estudantes realizam dentro da disciplina. A atividade visava capacitar os estudantes para a realização do ENEM que permite o ingresso no ensino superior via Sistema de Seleção Unificada - SISU.  A prova de matemática do ENEM possuiu características específicas, pois exige muita leitura e interpretação de texto.

Na EEB Luiz Delfino as aulas ocorreram nos dias 18/05 e 25/05, no período matutino, e foram ministradas aos alunos do terceiro ano do ensino médio pelo estudante Maycon Antonio Pereira, que já atua na rede estadual de ensino. A Profa. Ana Beatriz, supervisora do estágio na escola, auxiliou na organização, disponibilizando suas aulas e o material necessário para o trabalho. Já na EEB João Widemann, as aulas foram realizadas no período noturno, nos dias 23/05 e 06/06. Os licenciandos Eduardo Sabel, Leonardo de Liz Brockveld e Nayara Caroline Luiz desenvolveram as aulas para turmas do terceiro e segundo ano do Ensino Médio. Os graduandos também tiveram apoio da supervisão de estágio,representada pela Profa. Úrsula Mogk, que contribuiu na organização e estendeu o convite aos estudantes do turno matutino, que tiveram a oportunidade de comparecer no período noturno para as aulas.

O conteúdo de Matemática do ENEM exige boas habilidade de interpretação do estudante. Em sua maioria, não são resoluções difíceis, porém o aluno deve saber retirar os dados necessários para solucionar cada problema. Como as questões possuem, em geral, textos extensos, o tempo por questão é de aproximadamente 3,5 minutos. Isso demanda que o estudante saiba gerir o tempo de prova para não perder minutos preciosos em itens de fácil resolução. As aulas organizadas pelos licenciandos da UFSC focaram em diminuir esse receio que os estudantes tem do exame, pois demonstraram que, com um conteúdo matemática básico e uma boa interpretação de texto, é possível resolver boa parte das questões da prova.

O prof. Dr. Júlio Faria Corrêa, responsável pela disciplina de Estágio Supervisionado II e Coordenador de Estágios da Licenciatura em Matemática, ressalta que a atividade foi relevante para os graduandos e, principalmente, para capacitar os estudantes do ensino médio a realizarem uma boa prova e, assim, conseguirem sua vaga em uma instituição pública, gratuita e de qualidade: “O atual sistema de ingresso nas universidades (via vestibular) privilegia os egressos de instituições privadas, o ENEM foi criado para corrigir esse problema histórico e dar a oportunidade aos egressos de escolas públicas a uma vaga nas universidades públicas. Nesse sentido, procuramos auxiliar, mesmo que de maneira breve, a aumentar as chances de estudantes de escolas públicas ingressarem em instituições públicas e gratuitas como a UFSC.”

-------

* O Prof. Júlio agradece ao prof. Mauro Luis de Medeiros, diretor da EEB Luiz Delfino, e ao prof. Cornélio Pereira dos Santos, diretor da EEB João Widemann, pela colaboração com o trabalho de estágio obrigatório da Licenciatura em Matemática que vem ocorrendo nestas escolas. Agradece também ao prof. Júlio Cesar Martendal e a profa. Marinete Lopes de Souza que também colaboraram na supervisão dos estágios nas escolas.

(Comunicação UFSC Blumenau, com informações Julio Faria Corrêa)

Tags: educaçãoENEMensinoexameprova