Servidores e estudantes discutem Curricularização da Extensão

03/04/2018 12:04

Os coordenadores de extensão do campus Blumenau convidam para o evento Discussões Iniciais sobre a Curricularização da Extensão, no dia 19/04 (quinta-feira), a partir das 14h, no auditório da Sede Acadêmica. O público-alvo são coordenadores de curso, chefes de departamento, professores, servidores que atuam junto à graduação e estudantes.

Ainda em estágio inicial, o processo de curricularizar a extensão atende documentos nacionais que tratam das políticas para a Educação, a exemplo do Plano Nacional de Educação 2014-2024, da LDB 9.394/96, das Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino superior e do Plano Nacional de Extensão. Atualizar os currículos existentes incorporando a lógica da extensão apresenta-se como demanda necessária para garantir que 10% (dez por cento) da carga horária total corresponda às ações de extensão (PNE, Meta 12.7). O objetivo, na prática, é viabilizar um espaço de diálogo e de atuação que possibilite ao estudante uma relação mais aberta entre os campos dos saberes e conhecimentos disciplinares com as questões mais amplas que norteiam a realidade social e coletiva.

São convidados para o evento os professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) André Dala Possa e Ana Paula Kuczmynda. A instituição encontra-se em fase de discussão e aprimoramento dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) para adaptação às novas exigências curriculares. Um portal com informações e de acompanhamento das etapas de implantação da curricularização foi desenvolvido pelo IFSC para subsidiar o processo - acesse aqui.

(Comunicação UFSC Blumenau, com informações IFSC)

Tags: currículoExtensão