Orientações – Matrículas Calouros

21/01/2018 13:49

Todos os candidatos classificados, independentemente do semestre letivo de 2018 em que iniciarão o curso, deverão realizar a matrícula inicial obrigatoriamente em duas etapas, sendo a primeira de 22 a 25 de janeiro (etapa online) e a segunda de 19 a 22 de fevereiro (etapa presencial), pessoalmente ou representado, mediante procuração particular.

Os candidatos classificados seja pela classificação geral, seja por uma das modalidades de cotas da Política de Ações Afirmativas deverão, obrigatoriamente, realizar a matrícula em etapa online através do acesso na página www.vestibular2018.ufsc.br ou www.simig.sistemas.ufsc.br, com sua senha individual, mediante preenchimento das auto declarações e dos formulários específicos de cada categoria, bem como, preenchimento do termo de opção de antecipação para o primeiro semestre (o candidato classificado para o segundo semestre letivo, nos cursos em que é feita a classificação única dos candidatos para os dois semestres, deverá assinalar termo de opção sobre sua disposição ou não em ingressar no primeiro semestre), imprimindo-os e assinando-os para entrega nas coordenadorias dos respectivos cursos, juntamente com os demais documentos exigidos, necessários para a etapa presencial de matrícula.

Os candidatos classificados, seja pela classificação geral, seja por uma das modalidades de cotas da Política de Ações Afirmativas, deverão apresentar no ato da matricula em etapa presencial a seguinte documentação, em cópia simples juntamente com os originais (*) ou em cópia autenticada, para conferência nas coordenadorias de cursos.

  • Documentos de identificação (RG e CPF) com os quais se inscreveu no concurso Vestibular UFSC/2018. Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também visto permanente ou temporário válido emitido pela Policia Federal:
  • Comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos)
  • Cerificado militar (para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos)
  • Atestado de vacinação contra rubéola (para candidatas do sexo feminino até 40 anos – Lei 10.196/1996/SC)
  • Declaração negativa, assinada, de matricula simultânea em outro curso de graduação da UFSC ou em outra instituição pública de ensino superior (impressa pelo candidato na etapa online da matricula)
  • Certificado e histórico escolar do ensino médio ou equivalente ou diploma de ensino superior.
  • Laudo médico de audiometria comprovante de surdez nos termos do Dec. 5626/2005 (Exclusivo ao curso de LIBRAS)

Observando-se as especificidades das exigências dos artigos 4 ao 15, caso o candidato tenha concluído o ensino médio no exterior deverá apresentar documento comprobatório de equivalência ao ensino médio, expedido pelo Conselho Estadual de Educação.

Importante:

1. O candidato que tiver assinalado o termo de opção de ingressar no primeiro semestre e não assumir a vaga, quando convocado para tal fim, perderá o direito de ingresso no curso;

2. O candidato classificado que não realizar a matrícula na etapa online no prazo estabelecido estará impedido de efetuar a matrícula na etapa presencial;

3. Igualmente aquele que tendo feito a etapa online e não realizar a etapa presencial perderá o direito à vaga e será substituído pelo candidato da classificação subsequente e imediata da lista de espera da Comissão Permanente do Vestibular.

4. Não será disponibilizado serviços de reprografia (fotocópias) no local (*).

Secretaria Acadêmica |  UFSC campus Blumenau