Mostra Planeta Doc pauta debate socioambiental através do cinema em Blumenau

08/11/2017 15:56

A UFSC Blumenau sediará, nos dias 13, 14 e 16 de novembro uma mostra do Festival Internacional de Cinema Socioambiental - Planeta Doc.  O evento estabelece no Brasil uma janela para exibição e premiação de documentários, programas de televisão e animações que revelem o avanço do conhecimento sobre o funcionamento da Terra como sistema vivo e promovam a reflexão sobre a sociedade contemporânea.

O festival visa difundir temáticas relacionadas à preservação da vida, aos desafios da sustentabilidade e às soluções que estão sendo geradas para viabilizar sociedades harmonicamente integradas ao seu meio natural. Lança o desafio de pensar a sociedade atual de forma transdisciplinar para traçar linhas de reconexão que evidenciem a importância do papel do ser humano na condução do destino do planeta.

Em 2017 a quarta edição do Festival contemplará, até o dia 10 de novembro, a exibição de mais de 100 produções em Florianópolis. Em Blumenau está prevista a exibição de mais de quinze produções no auditório da Sede Acadêmica da UFSC. A programação está disponível neste link na página do evento no Facebook.

Além dos curtas e longas selecionados para a edição 2017 do evento, a programação incluirá produções da mostra "Lixo Zero" organizada pelo festival e disponível online através da plataforma Planeta na Escola. O projeto disponibiliza aos professores de escolas públicas e universidades, filmes, documentários e animações que contribuam à educação de crianças e jovens na temática de sustentabilidade. A equipe de educomunicação do Festival também trabalha junto aos professores para que estes estimulem os alunos a realizarem seus próprios filmes sobre temas relacionados à sustentabilidade e à preservação da vida no Planeta.

No dia 23/10 o palco do Auditório Guarapuvu da UFSC Florianópolis também recebeu o II Planeta.doc Conferência, seminário que reuniu pensadores, cineastas, ativistas e cientistas que trabalham com questões ligadas à sustentabilidade. O tema escolhido para este ano foi "Bens Comuns, Lixo Zero e Cidades Humanas".

(Fontes: Planetadoc.com e UFSC.br)

Saiba mais:

Tags: cinemapreservaçãosocioambientalsustentabilidadeterra