O campus

A instalação do campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorreu em 2013. Estruturado sob um perfil de formação científica, tecnológica e educacional, atualmente são oferecidos os cursos de Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química. Também são disponibilizados dois mestrados profissionais - Ensino de Física e Matemática - e uma especialização em Educação Escolar Contemporânea.

Graduação e pós-graduação trabalham de forma articulada com o objetivo de formar profissionais com perfil adequado para o atendimento das exigências sociotécnicas da mesorregião do Vale do Itajaí. Além disso, o projeto concebido pela UFSC prioriza a proposição e organização de atividades de interação social, incentivando as relações de cooperação entre grupos e setores econômicos, produtivos e a comunidade em geral.

O campus compreende duas sedes: uma administrativa, na rua Pomerode, e outra acadêmica, na rua João Pessoa, onde são ministradas as aulas e desenvolvidas as demais atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sua gestão realiza-se por meio de uma Diretoria de Campus e por uma Diretoria Administrativa.

Em 2017, a UFSC Blumenau alcançou a marca de mais de 1000 estudantes matriculados, 89 professores e 43 técnicos-administrativos em educação, índice que demanda uma estrutura de acompanhamento e assistência a esses alunos e servidores. Para isso, o campus Blumenau possui núcleos em sua estrutura funcional que proporcionam o acolhimento, acompanhamento pedagógico e a formação continuada dos setores que compõem a comunidade acadêmica.

Além disso, encontra-se em fase de licitação a instalação do Restaurante Universitário para oferecimento de almoço e jantar.