O campus

A instalação do campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorreu em 2013, com aula inaugural em 17 de março de 2014, no Teatro Carlos Gomes. Inicialmente, as atividades letivas começaram no IFC Blumenau, passando à atual sede na rua João Pessoa (bairro Velha) em setembro de 2015.

Estruturado sob um perfil de formação científica, tecnológica e educacional, atualmente são oferecidos os cursos de Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química. Também são disponibilizados dois mestrados profissionais - Ensino de Física e Matemática - e uma especialização em Educação Escolar Contemporânea.

Graduação e pós-graduação trabalham de forma articulada com o objetivo de formar profissionais com perfil adequado para o atendimento das exigências sociotécnicas da mesorregião do Vale do Itajaí. Além disso, o projeto concebido pela UFSC prioriza a proposição e organização de atividades de interação social, incentivando as relações de cooperação entre grupos e setores econômicos, produtivos e a comunidade em geral.

O campus compreende três blocos: um administrativo e dois acadêmicos onde são ministradas as aulas e desenvolvidas as demais atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sua gestão realiza-se por meio de uma Diretoria de Campus e por uma Diretoria Administrativa.

Em 2017, a UFSC Blumenau alcançou a marca de mais de 1000 estudantes matriculados, 89 professores e 43 técnicos-administrativos em educação, índice que demanda uma estrutura de acompanhamento e assistência a esses alunos e servidores. Para isso, o campus Blumenau possui núcleos e comitês em sua estrutura funcional que proporcionam o acolhimento, acompanhamento pedagógico e a formação continuada dos setores que compõem a comunidade acadêmica.