Dissertações e teses passam a ser entregues apenas em formato digital

23/08/2019 10:35

A partir do dia 1º de agosto, a Biblioteca Universitária (BU) da UFSC deixou de receber dissertações de mestrado e teses de doutorado em formato impresso, conforme Resolução Normativa Nº 46/2019/CPG da Câmara de Pós-Graduação. Agora, a entrega deve ser feita apenas de modo digital, por meio do Portal de Atendimento Institucional da BU.

Depois de finalizada a versão final do trabalho, o aluno deve fazer a conversão do documento para PDF/A, que é um formato para arquivamento de longo prazo de documentos eletrônicos. Para converter um arquivo de PDF para PDF/A, clique aqui.

Após feita essa conversão, o arquivo deverá ser assinado com o certificado digital do serviço de Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu) pelo orientador e pelo coordenador do programa de pós-graduação ao qual o aluno é vinculado. O ICPEdu é uma modalidade que permite que instituições realizem a emissão de certificados pessoais de forma gratuita, utilizando as credenciais dos serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Para emitir um certificado digital, os orientadores e coordenadores devem seguir as orientações do Manual de Criação de Certificado Digital e Inclusão de Assinatura Digital. Após a certificação digital, o documento não pode mais sofrer qualquer alteração.

Com a versão final assinada digitalmente, o aluno deve fazer a submissão pelo Portal de Atendimento Institucional da BU. Assim que concluir a submissão, receberá um e-mail automático de confirmação de envio. Porém, esse aviso indica que o trabalho foi submetido corretamente, mas ainda não trata da sua homologação. A BU tem um prazo de 15 dias úteis para homologação do depósito. Após conferência, o aluno receberá outro e-mail com o deferimento ou indeferimento do trabalho.

O trabalho então irá para a fila da catalogação da BU, podendo levar alguns meses para sua disponibilização no Pergamum e no Repositório Institucional. No entanto, o aluno já poderá abrir seu processo de expedição de diploma com o e-mail de deferimento do trabalho.

A BU criou um manual de procedimentos com as orientações, passo a passo, para submissão. Para acessar o documento, clique aqui.

Caso ainda permaneçam dúvidas, o aluno pode entrar em contato com o setor de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação (DECTI) da BU pelo telefone (48) 3721-4571 ou pelo e-mail .

(Daiana Martini/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: bibliotecadissertaçãomestradopós-graduação