Campus Blumenau da UFSC terá Mestrado Acadêmico em Nanociência, Processos e Materiais Avançados

07/01/2019 11:46

(Foto: Eduardo Amorim/COMICOM)

(Atualizado em 09/01/2018, às 08h23min)

O campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) terá mais uma opção de pós-graduação em 2019. Além da abertura de um mestrado acadêmico em Engenharia Têxtil, a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, no dia 20/12/18, a aprovação da proposta de criação do mestrado acadêmico em Nanociência, Processos e Materiais Avançados. O programa de pós-graduação stricto sensu surge em razão da demanda por formação especializada, oriunda de instituições de ensino superior e do mercado de trabalho (indústrias, institutos de pesquisa, laboratórios, escolas, empresas, dentre outros) com perfil profissional distinto, que permita o estudo e desenvolvimento de novos processos e transformações, materiais e métodos de análise e caracterização.

O mestrado contempla uma área de concentração (Nanociência, Processos e Materiais Avançados) e duas linhas de pesquisa (Materiais, Processos e Transformações e Nanociência e Nanotecnologia) que visam ampliar as discussões e a compreensão do conhecimento na interface entre Física, Química, Ciência e Engenharia dos Materiais. A proposta a formação de profissionais altamente qualificados com perfil diferenciado. No estado de Santa Catarina não há, até o momento, outro programa de pós-graduação com tais características.

(Foto: Eduardo Amorim/COMICOM)

Para estruturação dessa abordagem, o mestrado reunirá profissionais com formação e atuação em diferentes áreas de conhecimento, mas que apresentam sobreposição destas áreas em suas pesquisas. O programa contará com a participação de quatorze docentes permanentes, todos doutores, que desenvolvem projetos em conjunto nas áreas de Física, Química e Engenharia de Materiais. “A interdisciplinaridade dos professores envolvidos, bem como a ampla inter-relação entre as suas áreas de pesquisa, proporcionará a realização de investigações na fronteira do conhecimento, promovendo avanços científicos e tecnológicos em diversos campos, tais como Energia, Têxtil, Metal-mecânica, Papel e Celulose, Polímeros, Biomedicina, Farmacêutica e Ambiental”, afirma a coordenadora da proposta aprovada Larissa Nardini Carli.

O Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados terá início em agosto de 2019, em regime semestral. Todas as disciplinas ofertadas, distribuídas entre disciplinas obrigatórias e eletivas, serão compartilhadas entre dois ou mais professores com atuação em diferentes áreas de conhecimento, proporcionando a formação de profissionais com caráter interdisciplinar. Esta estrutura curricular permitirá grande flexibilidade, atendendo às necessidades das linhas de pesquisa do programa, bem como do projeto de pesquisa do mestrando, considerando-se ainda a multi e a interdisciplinaridade da área de Materiais.

O processo seletivo de ingresso será anual, oferecendo-se quatorze vagas/ano, distribuídas proporcionalmente ao número de docentes permanentes. O lançamento do edital para o primeiro processo seletivo está previsto ainda para o semestre 2019/1 e, em breve, serão divulgadas novas informações por meio do portal blumenau.ufsc.br.

(Camila Collato/COMICOM. Informações: Larissa Nardini Carli)

Tags: engenhariainovaçãomateriaismestradonanociênciapós-graduaçãotecnologia