Núcleo Pedagógico convida para Café Filosófico com Antônio Joaquim Severino

03/10/2018 17:08

O Núcleo Pedagógico (NuPe) convida a comunidade para um café filosófico com o Prof. Antônio Joaquim Severino. O evento será realizado no dia 22 de outubro (segunda-feira), às 18h30min, no auditório da Sede Acadêmica da UFSC Blumenau (rua João Pessoa, 2750, bloco B, 1º andar).

Na ocasião, será discutido o tema “Filosofia na formação profissional: por que ter valores políticos, éticos e estéticos na formação profissional é importante?”

Para participar, basta acessar o link e preencher o formulário – inscrição café filosófico

A entrada é gratuita e haverá certificação.

Antonio Joaquim Severino  é Professor titular aposentado de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, onde atuou de 1986 a 2010, é atualmente docente pesquisador junto ao PPGE da Universidade Nove de Julho, em São Paulo. Bacharel e mestre em Filosofia pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964, fez seu doutorado na PUCSP em 1971. Nesta Universidade, lecionou de 1966 a 1988, tendo exercido nela também as funções de Diretor do Centro de Educação e de Vice-Reitor Acadêmico. Prestou concurso de Livre Docência em Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo, em 2000, e de titularidade em 2003. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da Filosofia e da Filosofia da Educação, com destaque para as questões de epistemologia, de antropologia e de ética relacionadas com a educação e para as temáticas concernentes à educação brasileira e ao pensamento filosófico e sua expressão na cultura brasileira. Desenvolve atualmente pesquisa sobre A literatura latino-americana de Filosofia da Educação: construção de uma bibliografia comentada. Dentre suas publicações, destacam-se Metodologia do trabalho científico (Cortez, 1975; 24. ed. 2016); Educação, ideologia e contra-ideologia. (EPU, 1986); A filosofia no Brasil (ANPOF, 1990); Filosofia (Cortez, 1992; 5. ed. 1999); Filosofia da Educação (FTD, 1995; 2. ed. 1998); A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação (Vozes, 1999); Educação, sujeito e história (Olho d´Água, 2002); Ensinar e aprender com pesquisa no ensino médio, (em co-autoria com Estevão Santos Severino, Cortez, 2012), Filosofia no Ensino Médio (Cortez, 2014) e vários artigos sobre temas de filosofia da educação.