Desfile emociona o público na Semana da Inclusão

25/09/2018 11:49

(Atualizada em 25/09/2018, às 17h50min)

A UFSC Blumenau participou do "Dia D" da Semana Inclusiva 2018. O evento foi realizado no último sábado (15/9), no Complexo Esportivo do SESI Blumenau, das 9h às 14h. A UFSC foi representada pelos docentes Fabiana Schmitt Corrêa, Fernanda Luiza de Faria, Graziela Piccoli Richetti, Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar, Jorge Cássio Nóbriga, Nério Bogoni Júnior e Renata Orlandi, pela intérprete em libras Patrícia Taffarel e vinte estudantes dos cursos de Licenciatura em Química, Licenciatura em Matemática e Engenharia Têxtil.

A programação incluiu um desfile de moda inclusiva, organizado por docentes e acadêmica(o)s da UFSC e Furb e Uniasselvi/FAMEG. Com relação à colaboração da UFSC Blumenau, estudantes do curso de Engenharia Têxtil responsabilizaram-se pela customização das peças que foram desfiladas, as quais, em sua maioria, foram disponibilizadas pelo Brechó da Associação de Cegos do Vale do Itajaí (ACEVALI), visando a problematização da sustentabilidade na perspectiva do consumo consciente, bem como a inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, destacando-se também a sensibilização da indústria têxtil no que tange à moda inclusiva. Já os alunos das licenciaturas em Matemática e Química buscaram desenvolver a tradução simultânea em LIBRAS e a audiodescrição do evento, bem como uma mesa dedicada à arte atrelada à cultura surda.

Durante o evento, os professores que estavam no stand da UFSC aproveitaram para conversar com os visitantes sobre as atividades desenvolvidas no campus, distribuíram folhetos informativos dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos e divulgaram o Vestibular UFSC/2019.

Depoimentos de quem esteve lá

"Participar desse evento foi um processo de muito aprendizado, desde o momento que fui convidado para auxiliar na organização até sua concepção. Um grande desafio, visto que este foi o primeiro desfile do qual participei efetivamente, mas o trabalho realizado em conjunto com outras pessoas resultou em algo realmente esplêndido, que foi confirmado no último dia 15".

- Gabriel Matheus Klutckowski

"Minha percepção foi que não importa quem somos ou como somos, todas as pessoas indiferente de qualquer dificuldade física é capaz de realizar uma atividade. E um desfile de moda onde os modelos sempre estão cuidando de sua aparência física para estar dentro das medidas, esse modelo pode ser substituído por uma pessoa com alguma limitação que essa pessoa irá dar o melhor de si para impressionar o público que está assistindo. Exemplo foi o meu modelo que desfilou com muita alegria e vontade sem se importar de como é sua deficiência. E ainda trouxe muita alegria com quem estava assistindo".

- Jean Carlos Fantoni

"Quando falei a professora Renata Orlandi sobre o meu tema do Pcc para matéria de Psicologia Educacional que seria sobre inclusão e deficiência, ela comentou sobre o desfile inclusivo que seria realizado dia 15/09 que poderia fazer baseado no mesmo, a primeira coisa na qual eu pensei foi a data da realização que estava em cima da hora, porém só de pensar na questão do privilégio de conhecer 20 pessoas com deficiência nas quais são pessoas incríveis, a correria passou a ser felicidade. Foi um evento organizado às pressas mas com uma magnitude inestimável e com o passar das entrevistas pude conhecer um pouco de cada modelo, suas dificuldades, reviravoltas que deram na vida e como se adaptaram. Tive o prazer em conhecer dois modelos pessoalmente, um deles foi a Paula, que com o relato de sua mãe sobre suas dificuldades e evoluções, pude notar o quão maravilhosa ela é, a cada sorriso que ela dava e as formas dela de se expressar sem nem precisar falar me fizeram agradecer por estar ali,assim como os abraços que ganhei do Henry ( o outro menino que conheci pessoalmente), mesmo no meio da loucura e correria, ali com aqueles sorrisos e abraços, fizeram tudo valer a pena! Foi e ainda é uma experiência que levarei com muito gosto no decorrer da minha vida, fico muito grata por ter conhecido um pouquinho de cada um deles e ter feito parte disso tudo".

- Kimberly Soares de Andrade

"O projeto é fantástico e promoveu várias reflexões referente a pessoa com deficiência. Todos os profissionais e alunos envolvidos no projeto tiveram uma experiência gratificante que levarão para toda vida. Eu como pessoa com deficiência e professora da UFSC,  fiquei admirada com empenho e dedicação e todos, e fiquei muito feliz de ver muitas pessoas aprendendo e compartilhando os conhecimentos."

- Fabiana Schmitt Corrêa

"Eu me apaixonei, foi tudo surpresa. A roupa será que vai servir? A Ana Carolina vai desfilar certinho? A cada vez ganho um presente: minha filha arrasou. Minha filha, meu presente, minha vida. ELA NÃO ANDA, ELA DESFILA!"

- Maria Aparecida Naumann

"Eu amei senti uma modelo, na hora do desfile fiquei muito feliz, deu vontade de rir gostaria de desfilar mais. Fiquei emocionada, obrigada pela oportunidade."

- Ana Carolina Naumann

Veja as fotos do evento abaixo

Tags: acessibilidadedesfileinclusãomoda