Estudantes da região realizam prova das Olimpíadas de Matemática no campus

03/09/2018 11:46

No dia 1º de setembro a UFSC Blumenau foi um dos polos de aplicação da XXI Olimpíada Regional de Matemática - Santa Catarina. O campus recebeu 99 alunos de escolas do Vale do Itajaí, distribuídos entre o 6º ano e o 3º ano do ensino médio, das cidades de Pomerode, Blumenau, Rio do Sul, entre outras.

A Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina (ORM) é realizada no estado, desde 1998, através de um Projeto de Extensão do Departamento de Matemática (MAT/UFSC) com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (PROPESQ/PROEX), através de seu Departamento de Apoio à Extensão (DAEx). Podem participar da ORM estudantes desde o 6° ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio de qualquer escola pública ou particular. Para que não haja desequilíbrios, os estudantes competem em níveis distintos de acordo com sua formação: nível 1, para alunos do 6° e 7° anos (antigas 5ª e 6ª séries) do ensino fundamental; nível 2, para alunos do 8° e 9° anos (antigas 7ª e 8ª séries) do ensino fundamental; e nível 3, para alunos das três séries do ensino médio. Todas informações podem ser obtidas em http://orm.mtm.ufsc.br .

Como apoio para essas provas, o Departamento de Matemática da UFSC Blumenau promove gratuitamente, durante todo o ano, treinamentos para preparação de alunos de escolas públicas e particulares para as provas olímpicas de matemática. Informações sobre os treinamentos podem ser obtidas em http://olimpiadas.ufsc.br .

(Comunicação UFSC Blumenau, com informações Felipe Vieira)