EBM Lauro Müller constrói telescópio em parceria com o projeto GALILEU da UFSC Blumenau

29/06/2018 19:03

Dizem que a física vê mundos que não podemos enxergar a olho nu. Mas, por outro lado, ela também pode mudar nosso olhar habitual ao nos trazer outras perspectivas. Essas experiências de exploração universo se tornaram mais próximas dos estudantes da EBM Lauro Müller, de Blumenau, que em parceria com o GALILEU da UFSC Blumenau construíram um telescópio dobsoniano de 150 mm de abertura. O instrumento faz parte do projeto “A Matemática Aplicada no Contexto da Astronomia” que visa, primeiramente, dinamizar as aulas de matemática de modo que os alunos participem ativamente construindo seus conhecimentos de forma lúdica e prazerosa com o apoio das novas tecnologias. A apresentação à comunidade escolar foi feita no dia 26/6.

Para a aquisição das peças, os alunos do 9º ano arrecadaram dinheiro por meio da venda de brigadeiros na escola. Em conjunto com o GALILEU, coordenado pelo Prof. Eslley Scatena Gonçales, alunos e professores da escola municipal visitaram algumas vezes as instalações da UFSC em Blumenau para a construção do equipamento e para discutirem sobre astronomia. O esforço dos estudantes garantiu a compra das oculares, focalizador, tubo de PVC e madeira para a construção da base. Os espelhos e o suporte do espelho secundário foram fornecidos pelo GALILEU, sendo que este último foi impresso na impressora 3D do LabCTI, pelo estagiário da oficina, Augusto Magno.

Foi organizada ainda uma noite de observação do céu com telescópios, binóculos e a olho nu na escola Lauro Muller, contando com mais de 100 alunos, em parceria com o professor Franz Kafka Porto Domingos, do IFC Blumenau. Os estudantes da EBM Lauro Müller também participaram da V Feira Municipal de Matemática de Blumenau, no dia 29/6, expondo o projeto e a iniciativa deve seguir com a realização de um curso de utilização do telescópio, mais observações noturnas e atividades de astronomia na própria escola.

(Comunicação UFSC Blumenau, com informações GALILEU)

Tags: astronomiaensinofisicauniverso