Graduandas de Engenharia de Materiais realizam estágios em parceria com universidades europeias

16/11/2017 17:22

Quatro estudantes do curso de Engenharia de Materiais do campus Blumenau estão atualmente realizando estágio curricular obrigatório em universidades europeias. As alunas Letícia Silva De Bortoli e Bárbara Luíza Guenther estão na Itália e Alemanha, respectivamente, enquanto que as alunas Anne Caroline Bernardes e Nathália Hammes estão realizando atividades em Portugal.

Letícia foi uma das contempladas com bolsa de estudo para intercâmbio de seis meses na Universidade de Parma no âmbito do Programa Erasmus Plus – Ação KA107, estabelecido entre a UniParma e a UFSC, do qual a Prof.ª Luciana Maccarini Schabbach, do centro de Blumenau, é subcoordenadora. A aluna está realizando atividades de pesquisa no Laboratório SuperMat, sob orientação da Profa. Federica Bondioli (Coordenadora do Programa Erasmus Plus na UniParma) e supervisão da Dra. Rosa Taurino. Suas atividades focam no desenvolvimento de um compósitos de matriz polimérica com resíduos da indústria agroalimentar para produção de coatings em materiais do setor da construção civil.

Bárbara atualmente está realizando seu estágio na Universidade de Bremen (Universität Bremen), mais especificamente no Departamento de Tecnologia de Adesivos e Superfícies (Klebtechnik und Oberflächen) do Instituto Fraunhofer para Tecnologia de Fabricação e Materiais Avançados - IFAM (Fraunhofer-Institut für Fertigungstechnik und Angewandte Materialforschung - IFAM). Suas ações de pesquisa envolvem ensaios eletroquímicos para o estudo do envelhecimento de revestimentos e adesivos. O trabalho é realizado sob orientação da Barbara P. Andreon e da Dra. Welchy Leite Cavalcanti.

As alunas Anne e Nathália realizam suas atividades na Universidade do Minho - Campus Azurém, na Escola de Engenharia do Departamento de Engenharia Mecênica (DEM), no laboratório CMEMS (Center For Microelectromechanical Systems), sob a orientação do Prof. Filipe Silva em parceria com o Prof. Bruno Henriques, da UFSC Blumenau. O projeto em que ambas vem atuando, consiste em sinterizar zircônia e realizar tratamentos de superfície visando a utilização das mesmas em implantes dentários.

Para a Coordenadora de Estágios do curso de Engenharia de Materiais, Profa. Claudia Merlini, os estágios em universidades estrangeiras são de extrema importância e devem ser sempre incentivadas e fomentadas. Segundo a docente estas oportunidades "contribuem para a formação profissional dos estudantes, uma vez que os mesmos estão realizando suas atividades em Centros de Pesquisa de excelência, sob a supervisão de profissionais extremamente qualificados. Esse período no exterior, também abre novas oportunidades quando os alunos retornam ao Brasil, uma vez que as empresas brasileiras buscam constantemente profissionais que tenham experiência internacional. Além da contribuição para a formação profissional dos estudantes, a realização de um intercâmbio, possibilita a vivência de uma nova cultura, o que permite que os estudantes passem a valorizar e respeitar ainda mais as diferenças".

Aos estudantes que desejam ter mais informações sobre o tema, é possível contatar a coordenação de estágios do curso () ou a Secretaria de Estágios do campus (). Além disso, a Secretaria de Relações Internacionais (SINTER/UFSC) divulga, periodicamente, em sua página, os editais com oportunidades de bolsas de estudos em vigência.

(Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: engenhariaestágioeuropaexteriorintercâmbioPesquisauniversidade