Abertas as inscrições para a Escola de Verão 2018

08/11/2017 18:44

Estão abertas, até 26 de janeiro de 2018, as inscrições para Escola de Verão 2018 da UFSC Blumenau! Serão oferecidos quatro cursos nas áreas de Física e Matemática. Essa é uma ótima oportunidade para os estudantes que desejam aprofundar seus conhecimentos em tópicos que extrapolam o currículo habitual, aumentando assim o repertório de instrumentos conceituais. As aulas serão realizadas de 19 a 23 de fevereiro de 2018, na Sede Acadêmica.

Informações e inscrições no site verao.ufsc.br ou com o Prof. Felipe Vieira (f.vieira@ufsc.br). Conheça os cursos abaixo:

Física

Introdução à Mecânica Analítica

O objetivo do curso é apresentar uma breve introdução aos formalismos Lagrangeano e Hamiltoniano da Mecânica Clássica, cuja principal virtude é a de fornecer um ferramental adequado para o tratamento de problemas com vínculos, em sistemas com ou sem dissipação. Além de abordar a construção de ambos os formalismos, pretendemos apresentar outros tópicos relevantes tais como:

• a relação entre simetrias e leis de conservação (Teorema de Noether);
• sensibilidade às condições iniciais de movimento, que caracterizam a dinâmica caótica.

Pré-requisitos: Física I, Cálculos I e II.

Horários: a definir.

Ministrantes: Prof. Daniel Almeida Fagundes e Prof. Rafael Aleixo de Carvalho.

Palavras chave: princípio variacional, equações de Euler-Lagrange, dinâmica hamiltoniana, teorema de noether, caos.

Introdução à Teoria da Relatividade Especial

Neste minicurso exploraremos as motivações e consequências dos postulados de Einstein para a Relatividade Especial.

Pré-requisitos: Física I.

Horários: a definir.

Ministrante: Prof. Eslley Scatena Gonçales.

Palavras chave: relatividade; física

Matemática

Modelagem matemática e simulações probabilísticas

Existem duas formas de se modelar matematicamente um sistema. Uma delas é escrever exatamente as equações das variáveis que descrevem esse sistema. Contudo, quando se realiza modelagem de sistemas biológicos nem tudo pode ser descrito exatamente, por exemplo, quando você irá pegar uma gripe? Para resolver esse problema, é necessário realizar simulações estocásticas (probabilísticas). Neste curso, vamos mostrar as principais técnicas e métodos de realização de simulações estocásticas.

Pré-requisitos: Noções básicas de programação.

Horários: a definir.

Ministrante: Prof. Daniel Girardi.

Palavras chave: Modelagem baseada em Agentes, automata celular, simulação, python.

Uma introdução à Álgebra Geométrica

Álgebra Geométrica é uma área da matemática aplicada que busca representações algébricas para conceitos geométricos. Reconhecida pela comunidade dos físicos como ferramenta de grande importância, vem ganhando espaço em outras áreas, como bioinformática, engenharia, computação visual e robótica. A beleza e o poder da Álgebra Geométrica estão relacionados à sua capacidade de unificação, simplificação e generalização de vários objetos da matemática que envolvem conceitos geométricos, especialmente, no campo das álgebras lineares. Vetores, números complexos, quatérnios, tensores e formas diferenciais podem todos ser vistos de maneira integrada dentro da Álgebra Geométrica. Pode servir, também, como uma linguagem única para físicos, engenheiros e cientistas da computação, facilitando a definição e a compreensão de problemas que aparecem nessas áreas.

Pré-requisitos: Geometria analítica, Álgebra linear.

Horários: a definir.

Ministrante: Prof. Felipe Delfini Caetano Fidalgo.

Palavras chave: álgebra geométrica, subespaços, transformações, modelos de geometria.