Inovação na indústria têxtil é tema de Seminário

25/04/2017 15:25

seminario textil 19_4_17UFSC, FIESC e INPI se unem para realizar evento em Blumenau

Segundo maior polo industrial têxtil do país, Blumenau foi sede do 2º Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação na Indústria Têxtil, no dia 19 de abril. Realizado pela UFSC, através da Secretaria de Inovação (Sinova), em parceria com a Federação da Indústria Catarinense (FIESC) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o evento reuniu profissionais, empresários, professores e alunos para um dia de discussões sobre os rumos do setor no SENAI Blumenau.

Com a presença Reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier e da Vice-Diretora do campus Blumenau da UFSC, Ana Julia Dal Forno, na mesa de abertura, o seminário veio ao encontro dos objetivos de inserção socioeconômica da universidade na região, ao fortalecer a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais da área com o oferecimento de uma graduação em Engenharia Têxtil no campus.

Em sua fala o reitor destacou a importância do projeto “Mais Ciência” para a Universidade. "Esse é o oitavo evento do projeto. Temos mais um em maio na cidade de Joinville e depois encerramos esse ciclo, com uma percepção totalmente positiva, porque conseguimos discutir e fomentar a discussão, bem como a inovação e pesquisa nos mais variados ramos do setor produtivo”, destacou Cancellier. Vinculado ao MCTI, o “Mais Ciência” promove eventos com o objetivo de aprimorar o sistema normativo brasileiro, para que a Administração Pública possa atuar com segurança jurídica diante dos novos desafios apresentados pelo avanço da tecnologia.

A programação do seminário contemplou ainda palestras do Chefe-substituto da Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa do INPI, Prof. Ricardo Carvalho Rodrigues; do pesquisador Jairo Dias, integrante do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design; do Professor da UFSC, Fernando de Oliveira; e do técnico da Secretária de Inovação da UFSC, Rafael Moré.

Todo o conteúdo das palestras está disponível no site www.maisinovacaoaberta.com e https://goo.gl/ApbYTd

(Fonte: Comunicação UFSC Blumenau/Com informações Marcus Vinícius-Estagiário de Jornalismo/GR)