Licenciatura em Matemática obtém reconhecimento do MEC

06/04/2017 16:03

Curso recebeu conceito 4 em avaliação realizada em março

O Curso de Licenciatura em Matemática do campus Blumenau foi reconhecido e obteve conceito 4 (Muito Bom) em parecer do Ministério da Educação (MEC/Inep). A visita dos avaliadores foi realizada entre os dias 19 e 22/3 e a divulgação do relatório final pelo Ministério deu-se no dia 29 de março.

O reconhecimento do curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição. Para conceder a nota, que varia de 1 (Insatisfatório) a 5 (Excelência), os avaliadores consideraram as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico, entre outras. Reuniões foram realizadas com a administração da UFSC, do campus, com os docentes, técnicos e alunos da graduação.

O Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática, André Vanderlinde da Silva, considerou o momento um importante passo para a consolidação tanto do curso, quanto do campus Blumenau. Destacou ainda que o sucesso na avaliação foi resultado de um esforço coletivo dos estudantes, docentes e técnicos-administrativos. O Diretor João Luiz Martins, ressaltou pontos importantes do relatório da comissão. Para ele, o documento final enaltece a motivação, a dedicação e principalmente a qualidade do corpo docente, elogiando a consciência e comprometimento dos estudantes com o projeto pedagógico proposto pela instituição.

Apesar dos aspectos positivos apontados pelos avaliadores, a Direção pondera que há elementos relevantes a melhorar como o acervo bibliográfico e a adequação de espaços físicos, em especial das sedes acadêmica e administrativa, para que as relações acadêmicas entre docentes e estudantes possam ocorrer de maneira mais proativa.

Com 155 alunos regulares, o curso de Licenciatura em Matemática iniciou suas atividades em 2014. O currículo de graduação possui nove semestres de duração e a primeira turma deverá ser diplomada em 2018.

O próximo curso do campus a passar pela análise do MEC/Inep será a Licenciatura em Química, em maio.

Saiba mais sobre o curso de Licenciatura em Matemática - campus Blumenau

- Conheça o projeto pedagógico do curso