Aconteceu no último sábado, dia 28/11/2015, na UFSC – Blumenau o mini curso: “Desmistificando a Aula Expositiva”.

02/12/2015 14:28

O mini curso foi ministrado pelo professor Luciano Dias da Silva do IFSC-Gaspar.

A ação foi coordenada pela professora Leila Procópia do Nascimento (UFSC) em conjunto com estudantes da Disciplina de “Didática” da Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química do Campus Blumenau.

Além dos estudantes das licenciaturas, participaram também do encontro professores da rede pública Estadual e Municipal, totalizando 27 cursistas.

A profesora Leila, assinala que o objetivo inicial do mini curso era “Discutir os conceitos e perspectivas da aula expositiva. Bem como, propor alternativas metodológicas no contexto do ensino e aprendizagem dos conteúdos. Mas, além dos estudos propostos, este encontro significou mais um passo – à exemplo das outras iniciativas de extensão já desenvolvidas neste Campus –  em direção a aproximação e integração da Universidade com as escolas da região”.

Neste encontro de sábado, “Os professores que participaram do mini curso, trouxeram exemplos de situações que vivenciam dentro das escolas e aproveitaram para relatar suas demandas e suas expectativas sobre trabalhos futuros integrando a UFSC e as unidades de ensino, o que enriqueceu demasiadamente o debate conduzido pelo professor Luciano Dias da Silva. E para os estudantes das licenciaturas acredito piamente que este momento tenha agregado`a formação pedagógica deles”, afirma ainda a professora Leila.

Diante dessa experiência profícua, a professora Leila e professor Luciano agradecem à todos que contribuíram para realização desta ação, especialmente, aos estudantes e os professores que estiveram presentes.
Confira aqui para ver as fotos do evento.