Importantes discussões sobre “o papel docente” foram promovidas na II Semana Acadêmica das Licenciaturas

30/09/2015 10:25

Nos dias 24 e 25 de setembro de 2015 foi realizada a 2ª edição da Semana Acadêmica das Licenciaturas (II SAL), promovida pelos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química da UFSC Centro Blumenau.

O evento contou com a presença de cerca de 150 participantes, incluindo principalmente estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química, professores da UFSC-Blumenau, além de estudantes dos cursos de Engenharias da UFSC-Blumenau, e estudantes e professores de outras instituições.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes a Magnífica Reitora da UFSC (Profa. Dra. Roselane Neckel), a Magnífica Reitora da UFMT e Presidente da ANDIFES (Profa. Dra. Maria Lucia Cavalli Neder), o Vice-Diretor do Centro Blumenau da UFSC (Prof. Dr. Ismael Casagrande Bellettini) e o representante da Gerência Regional de Educação (Prof. Sergio Ferreira).

A palestra de abertura foi proferida pela Profa. Dra. Maria Lucia Cavalli Neder, tendo como tema "Novas perspectivas no Ensino de Química e Matemática: o papel docente", gerando discussões profícuas no que tange os aspectos políticos e éticos no contexto da formação de professores como a valorização do trabalho docente, além de discutir os desafios e prazeres que esta importante profissão denota. No segundo dia do evento, o renomado Prof. Dr. Attico Inacio Chassot do Centro Universitário Metodista (IPA-RS) proferiu a palestra "Assestando óculos para olhar o mundo", versando sobre as diferentes perspectivas: senso comum, pensamento mágico, saberes primevos, mitos, religião e ciência. A plateia mostrou-se extremamente participativa e interessada pela fala do palestrante, propondo inclusive que a palestra fosse prolongada. Ao final da palestra, os participantes tiveram a oportunidade de pedir autógrafos ao Prof. Chassot, autor de vários livros na área de educação.

O evento contou ainda com duas palestras simultâneas, sendo uma ministrada pela Profa. Dra. Lara Fernandes dos Santos Lavelli - UFSC-Blumenau (Título: "Luz: Ciência, Tecnologia e Arte") e outra ministrada pela Profa. Dra. Rosinéte Gaertner - FURB (Título: "Da formação inicial à sala de aula: como tornar-se um educador matemático?”), que articularam importantes discussões entretecendo as temáticas e finalizaram brilhantemente a II SAL.

Para visualizar as fotos do evento clique aqui.