Palestra de Professor visitante

17/11/2014 13:48

Convidamos a comunidade acadêmica a participar de palestra entitulada "Biomateriais em Reabilitação Oral", ministrada pelo Prof. Júlio Souza do Departamento de Odontologia da UFSC.

A palestra acontecerá dia 19/11 (quarta-feira), entre 8h20 e 10h, na sala IFC C17.

Resumo da palestra: O desenvolvimento tecnológico de materiais compatíveis com os tecidos do corpo humano, denominados biomateriais, tem mobilizado mundialmente grupos multidisciplinares de pesquisadores e indústrias trabalhando para obter as características necessárias para aplicação como: alta compatibilidade com os tecidos do corpo humano; alto desempenho; conforto e menor custo financeiro ao paciente (Misch, 2005; Souza et al., 2013; 2012; Henriques et al., 2012; 2013). Diversos biomateriais baseados em metais (ex. titânio), cerâmicas (ex. zircônia, hidroxiapatita e β-TCP), polímeros (ex. PLGA, PEEK, celulose) e compósitos (ex. PLGA/Hidroxiapatita) estão disponíveis no mercado sendo aplicados em várias áreas da Odontologia e Medicina.

Atualmente, projetos tem sido desenvolvidos na Odontologia e Engenharia de Materiais da UFSC em colaboração com grupos de pesquisa na Europa com o propósito de síntese (produção), desenvolvimento e estudo in vitro e in vivo de biomateriais com gradiente funcional de propriedades de potencial impacto clínico na rede odontológica. Neste sentido, os biomateriais produzidos e caracterizados tem sido testados em sequência evolutiva para estarem disponíveis a testes de uso, partindo de testes in vitro (laboratoriais) e in vivo (avaliação em animais e em pacientes). Além disso, estes projetos envolvem uma equipe de professores e pesquisadores com grau acadêmico e experiência adequada para capacitar recursos humanos a nível de Graduação (Iniciação Científica) e Pós-graduação (Especialização, Mestrado, Doutorado, Pós-doutorado) em Odontologia e cursos que envolvem a área de Biomateriais e Nanotecnologia (cursos das Engenharias, Biologia e Ciências da Saúde). A participação de profissionais em diferentes áreas tem proporcionado um melhor entendimento sobre as metodologias aplicadas para um maior sucesso na fabricação e, caracterização de desenvolvimento dos biomateriais.