Workshop em Sistemas Críticos

19/08/2014 14:48

O curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC – Campus Blumenau organizou o I Workshop em Sistemas Críticos (WSC’14) que ocorreu no dia 15 de agosto de 2014 nas dependências do Instituto Federal Catarinense de Blumenau. O WSC’14 contou com palestras nas áreas de sensoriamento, aeroespacial, controle de processos e veículos não tripulados.

Pesquisadores da UFRGS, UNB, UFBA, UFSC e do DLR (Centro Aeroespacial Alemão) apresentaram suas pesquisas e resultados recentes e oportunidades de estágio para os alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação. O WSC’14 foi uma oportunidade ímpar para promover a pesquisa em rede e cooperação entre os pesquisadores e alunos de Blumenau e pesquisadores de ponta. Visto que alguns sistemas de automação possuem natureza crítica, ou seja, o comportamento do sistema pode resultar em perda de equipamento ou propriedades, danos consideráveis, problemas ambientais, ou até mesmo perda de vidas humanas, o estudo de técnicas que garantam o correto funcionamento destes sistemas é fundamental. Atualmente os sistemas críticos são empregados em aplicações de agricultura, segurança e defesa, automotiva, aviação, satélite, comunicação e monitoramento ambiental.

A coordenação do WSC’14 agradece a presença dos palestrantes e dos alunos do curso de automação e continuará trabalhando para estreitar e fortalecer os laços nacionais e internacionais através de projetos de cooperação, intercâmbio de estudantes e desenvolvimento de novas tecnologias na área.